Os móveis planejados são o sonho de muitas pessoas que estão construindo ou procurando um imóvel por conta da praticidade e por serem feitos sob medida para cada ambiente.

 

Porém, de acordo com o designer Danilo Ribeiro, mesmo os itens mais funcionais podem ser melhor aproveitados se forem seguidas algumas regras.

 

Cozinha

 
1 – Para obter um acesso mais rápido aos itens guardados, é preciso administrar melhor as gavetas na parte inferior. Peças que são raramente utilizadas devem ser colocadas nas últimas gavetas.
2 – Evitar portas com elevação acima de 1,80 m de altura, pois não são acessíveis para a maioria.
3 – No caso de medidas altas, sempre solicitar um bom fechamento, para evitar cantos com pó acumulado. Os fechamentos também proporcionam melhor acabamento.

 

Home Theater

 
4 – Na hora de elaborar o projeto do home theater, lembrar que os aparelhos tecnológicos podem ser eventualmente trocados, e nem sempre os recém-adquiridos contam com o mesmo tamanho de seus antecessores. Portanto, é necessário planejar vãos que atendam necessidades futuras.

 

Closet

 
5 – Em ambientes como o closet, quando houver espaço disponível, deve-se utilizar portas tradicionais e não de correr – estas, ao serem abertas, impedem a visão da totalidade do armário. Já as portas tradicionais podem ser abertas simultaneamente, permitindo que todas as prateleiras e gavetas sejam vistas ao mesmo tempo.

 

Banheiro

 
6 – O projeto dos gabinetes deve levar em conta itens de estética, como secador, escovas e produtos de maquiagem, por exemplo. As toalhas devem ser guardadas em nichos fechados. Vale lembrar que os nichos abertos são utilizados para decoração e acabamento, e não para armazenamento.

 

Armários

 
7 – É importante optar por acabamentos resistentes na parte inferior dos armários, para que não sejam danificados com a limpeza constante.
8 – Deve-se escolher acabamento neutro para a parte interna, pois no caso de mudanças estéticas – cor das portas, por exemplo –, será necessário modificar apenas as peças externas.
9 – No momento de elaborar o projeto, lembrar que uma casa possui produtos de tamanhos diferentes e que precisam ser guardados, como malas, tábuas de passar roupa, escadas, aspiradores de pó. Cada um deverá ter seu lugar específico.
10 – Antes de optar por uma compra, não esquecer a planta baixa do ambiente, aquela que mostra o tamanho dos espaços. Com as medidas em mãos, é possível estudar melhor o tamanho mais adequado para cada móvel, levando-se em conta a circulação diária. O bem-estar dos moradores da casa está sempre em primeiro lugar.