Uma forte tendência atual, nas grandes cidades, são os apartamentos pequenos. Mais baratos e com melhor aproveitamento do espaço, eles são hoje a opção de muitas pessoas que moram sozinhas e até mesmo famílias. Mas afinal, como fazer com a falta de espaço e a sensação de que está tudo muito apertado?

 

A boa notícia é que ter um apartamento pequeno não é um problema, já que existem uma série de truques para aproveitar melhor o espaço e – por que não? – fazê-lo parecer maior do que é. Vamos conferir?

 

02E74222-640x460Quem precisa de paredes?

 

Para apartamentos realmente pequenos, como conjugados e kitnets, um truque usado por alguns arquitetos é eliminar algumas paredes e substituí-las por armários. Desta forma, você mantém a separação dos ambientes, mas ganha um lugar para guardar coisas. Assim, você ainda evita ocupar as paredes reais com este mobiliário, o que mantém o ambiente mais limpo e aumenta o espaço.

 

Da mesma maneira, é uma ótima pedida integrar a cozinha com a sala na chamada cozinha americana. Você ganha em amplitude para os dois lados e ainda torna o ambiente extremamente agradável para receber visitas.

 

A mágica da iluminação

 

Nada dá um efeito de amplitude melhor para seu apartamento do que uma boa iluminação. Opte por janelas grandes para aproveitar a luz do dia e use luminárias com luzes fortes. Um truque aplicado por muitos decoradores são os espelhos. Além de duplicar a luminosidade dos ambientes, eles também fazem o espaço parecer bem maior por um questão de ilusão de ótica.

 

As cores que fazem crescer

 

Um truque interessante é pintar todos os ambientes com a mesma cor, de preferência uma tonalidade clara como o gelo ou o cinza claro. A tonalidade contínua e única dá a sensação de um maior espaço e as cores claras favorecem a iluminação.

 

03B72104-640x460Aproveite a varanda

 

Não pense duas vezes em integrar seus ambientes (em especial a sala) com a varanda. Use portas de vidro, que possam ser abertas por completo. Além do ganho de espaço com a continuidade entre os dois ambientes, o apartamento também receberá uma iluminação extra com a luminosidade que vem da rua.

 

Organize-se

 

A bagunça desvaloriza qualquer ambiente, mas em espaços pequenos ela tem o poder de se destacar ainda mais. Não deixe muitos objetos do lado de fora – eles ocupam espaço e poluem a vista. Ao fazer uso de itens diversos, certifique-se de usá-los e logo depois guardá-los. Desta forma, você consegue promover um ambiente mais limpo e mais amplo.

 

Evite mesas de centro e de cabeceira

 

Se o apartamento for realmente muito pequeno, você não vai querer usar uma mesa de centro na sala ou uma mesa de cabeceira no quarto. Ambas são extremamente funcionais, mas além de deixarem o ambiente mais poluído, serão alvo fácil de trombadas e esbarrões das suas visitas. Lembre-se que nem todos “decoram” onde estão os objetos do seu apartamento como você faz, e estas pequenas mesas, em ambientes muito apertados, podem ser causas de acidentes desagradáveis.

 

O mesmo pode ser dito sobre praticamente todos os objetos relativamente pequenos que ocupam espaço. Evite-os, mantendo a decoração o mais minimalista possível.

 

Pequeno, mas de respeito

 

Seguindo estes truques, é possível tornar seu apartamento bem mais amplo e eliminar uma possível sensação claustrofóbica que ambientes muito entulhados podem trazer. Aproveite ao máximo seus espaços e use técnicas para dar a sensação de maior amplitude. O grande segredo dos ambientes pequenos é simplificar sempre. Assim, você, sua família e suas visitas poderão usufruir de um espaço que é limitado, mas aconchegante e bem planejado!